NOSSA ESCOLA

NOSSA ESCOLA
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO GRENDENE

QUADRA

QUADRA
QUADRA DA ESCOLA

PARQUINHO

PARQUINHO
PARQUINHO DA ESCOLA
"Ensinar não é transferir conhecimento,

mas criar as possibilidades para a sua própria

produção ou a sua construção.” Paulo Freire

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PROJETO MEIO AMBIENTE


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO GRENDENE
                                         PROJETO MEIO AMBIENTE

OBJETIVO GERAL: Proporcionar momentos de reflexão, interação e construção de conhecimentos, a fim de aprimorar a consciência e o comportamento ecológico.

CRONOGRAMA:
28\03 A 01\04: Recebimento dos Objetivos Específicos e Atividades, com engajamento de outras Áreas.
04\04 a 09\04: Contatos entre os Professores
11\04 a 14\10: Aplicação do Projeto com as Turmas
ÁREA DO CONHECIMENTO E PROFESSOR
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS



ARTES
603,7ªS E 8ªS
MARILIA
 Utilizar as  diferentes Linguagens da Arte como recurso pedagógico, auxiliando na construção de conceitos referentes ao meio ambiente, a fim de qualificar as ações dos alunos em relação aos seus espaços de convívio.
603: Cartazes e painéis
701, 702, 703: Esquetes, Cartazes, Fotografia 801 e 802: Fotografia, Rádio Escolar, Confecção de Roupas com Material Reciclável para posterior desfile (em uma Mostra de Talentos ou na Mostra de Ciências)


Artes, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Ciências.


       CIÊNCIAS
5ªS A 8ªS
ALINE
- Compreender o meio ambiente como um todo;
- Separar o lixo;
- Classificar o lixo;
- Quantificar a produção de lixo;
- Saber as diferentes formas de destinação final do lixo.

- Oficina: O meio ambiente é um todo
- Fundamentação teórica sobre a classificação e destinação do lixo
- Oficina sobre o lixo
- Atividades práticas: separação, classificação e quantificação do lixo.
- Palestra sobre a produção de lixo e poluição do meio ambiente no nosso dia-a-dia




Todas as disciplinas


ENSINO RELIGIOSO

Refletir sobre questões que envolvam consciência e comportamento ecológico
- Leitura e criação de textos sobre ao assunto;
- Pesquisa no Laboratório de Informática;
- Montagem de painéis;
- Construção de tabelas e gráficos;
- Seminários;




Todas


MATEMÁTICA
    5ª A 8ª S
DEISE, ROSAURA E RAQUEL
Realizar uma pesquisa que revele o nível de consciência ecológica, diferenciando do nível de comportamento ecológico.
- Levantamento de dados sobre consciência e comportamento ecológico;
- Tabulação dos dados;
- Montagem de tabelas e gráficos
- Divulgação dos resultados.
- Leitura de textos, slides no Power Point e reflexão sobre os mesmos.




EDUCAÇÃO FÍSICA
 61 e 62 (6º ano – tarde):
FRANCIELE
-Aprimorar hábitos de higiene com o próprio corpo e o ambiente escolar e conhecer aspectos básicos em relação à saúde e à saúde coletiva.
 - Utilizar a linguagem corporal e diferentes expressões corporais e de movimento para produzir e comunicar idéias sobre a importância do meio ambiente.

- Mutirão na escola (pátio) e nas proximidades da escola para coletar o lixo atirado na rua e fazer a separação correta do mesmo. (Atividade conjunta com a disciplina de Português);
 - Construção de uma peça teatral com o seguinte tema: “O PLANETA EM APUROS” (Atividade conjunta com as disciplinas: Português, Religião e Artes);










LÍNGUA PORTUGUESA
5ªS A 8ªS
ANA RITA
TATIANE






Ler, compreender e interpretar textos sobre o meio ambiente, além de comprometer-se com a causa através de ações que possam auxiliar na conscientização individual e do grupo.

Jornal do meio ambiente - 7ª e 8ª
Pesquisas em jornais e revistas sobre o meio ambiente – 6ª
Produção de textos; cartazes sobre conscientização – 6ª, 7ª e 8ª
Leitura e interpretação da música Planeta Água - 6ª, 7ª e 8ª
Produção de uma paródia sobre o meio ambiente- 7ª e 8ª
Leitura e compreensão de textos informativos sobre separação e reciclagem de lixo, aquecimento global, animais em extinção, sustentabilidade, entre outros - 6ª, 7ª e 8ª.
Fotografias de comportamentos inadequados em relação ao meio ambiente - 7ª e 8ª










Todas











LINGUA PORTUGUESA: TURMAS 61, 62, T4 (EJA)
JOSELENA
*Favorecer a leitura de diferentes tipos de textos que abordem a temática  Projeto Meio Ambiente;
*Estimular questionamentos e comentários sobre os fatos apresentados nos textos lidos;
*Relacionar os fatos apurados nos textos com as próprias atitudes cotidianas;
*Levantar hipóteses para tentar justificar e encontrar soluções para os problemas apresentados nos textos analisados
*Conversação sobre o ‘ Projeto Meio Ambiente’ proposto pela escola;
*Leituras silenciosas e orais comentadas de textos informativos, persuasivos e lúdicos;
*Exercícios de compreensão e interpretação dos textos selecionados para estudo;
*Trabalho em pequenos grupos para levantar hipóteses e achar soluções para os problemas apresentados nos textos. Confeccionar painéis onde apareçam os registros dos problemas identificados e das relações propostas pelo pequeno grupo;
*Em grande grupo, socialização dos trabalhos realizados nos pequenos grupos;
*Participação nas atividades coletivas promovidas pela escola: caminhadas, exposições, entrevistas.









Todas






HISTÓRIA
5ª A 8ª
ARACI
Proporcionar momentos de reflexão, interação e construção de conhecimentos, a fim de aprimorar a consciência e o comportamento ecológico.

Povos Indígenas: Águas, Matas, Terra, Lixo, Árvores em laterais de estradas.
AGUA: como usavam para o banho dos índios;
MATAS: como usavam para a sua sobrevivência;
TERRA: como usavam para plantações e migrações de um local para outro;
LIXO: Falar sobre o recolhimento do lixo pelos órgãos públicos;
O perigo das árvores em laterais de estradas colocando em risco, em dia de chuva, os veículos e a vida humana;
Em morros, com residências próximas.




GEOGRAFIA
5ª A 8ªS
GEMA
Reconhecer a importância do trabalho humano na construção do espaço geográfico sem prejudicar a natureza e o meio ambiente.
*Relatar os problemas que destroem o meio ambiente
*Montagem de painel com todas as turmas que sintetize mensagens expressivas sobre os problemas que destroem o meio ambiente



Todas

LÍNGUA INGLESA
5ªS A 8ªS
MARILIA E REGINA
*Estimular a leitura de diversos tipos de textos que se referem ao assunto.
*Trabalhar a compreensão dos textos dentro da realidade de cada um.
Leitura de textos diversos.
Confecção de cartazes.
Construção de pequenos textos e diálogos.



Todas











Nenhum comentário:

Postar um comentário