ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO GRENDENE
PROJETO MEIO AMBIENTE
OBJETIVO
GERAL:
Proporcionar momentos de reflexão, interação e construção de conhecimentos, a
fim de aprimorar a consciência e o comportamento ecológico.
CRONOGRAMA:
28\03 A 01\04: Recebimento dos
Objetivos Específicos e Atividades, com engajamento de outras Áreas.
04\04 a 09\04: Contatos entre os
Professores
11\04 a 14\10: Aplicação do Projeto com
as Turmas
ÁREA DO CONHECIMENTO E PROFESSOR
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
ATIVIDADES
|
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
|
ARTES
603,7ªS E 8ªS
MARILIA
|
Utilizar as diferentes Linguagens da Arte como recurso pedagógico,
auxiliando na construção de conceitos referentes ao meio ambiente, a fim de
qualificar as ações dos alunos em relação aos seus espaços de convívio.
|
603:
Cartazes e painéis
701, 702,
703: Esquetes, Cartazes, Fotografia 801 e 802: Fotografia, Rádio Escolar,
Confecção de Roupas com Material Reciclável para posterior desfile (em uma
Mostra de Talentos ou na Mostra de Ciências)
|
Artes,
Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Ciências.
|
CIÊNCIAS
5ªS A 8ªS
ALINE
|
- Compreender o meio
ambiente como um todo;
- Separar o lixo;
- Classificar o lixo;
- Quantificar a produção
de lixo;
- Saber as diferentes
formas de destinação final do lixo.
|
- Oficina: O meio ambiente
é um todo
- Fundamentação teórica
sobre a classificação e destinação do lixo
- Oficina sobre o lixo
- Atividades práticas:
separação, classificação e quantificação do lixo.
- Palestra sobre a
produção de lixo e poluição do meio ambiente no nosso dia-a-dia
|
Todas as disciplinas
|
ENSINO
RELIGIOSO
|
Refletir sobre questões que envolvam
consciência e comportamento ecológico
|
- Leitura e criação de textos sobre
ao assunto;
- Pesquisa no Laboratório de
Informática;
- Montagem de painéis;
- Construção de tabelas e gráficos;
- Seminários;
|
Todas
|
MATEMÁTICA
5ª A 8ª S
DEISE,
ROSAURA E RAQUEL
|
Realizar uma pesquisa que revele o
nível de consciência ecológica, diferenciando do nível de comportamento ecológico.
|
- Levantamento de dados sobre
consciência e comportamento ecológico;
- Tabulação dos dados;
- Montagem de tabelas e gráficos
- Divulgação dos resultados.
- Leitura de textos, slides no Power
Point e reflexão sobre os mesmos.
|
|
EDUCAÇÃO
FÍSICA
61 e 62 (6º ano – tarde):
FRANCIELE
|
-Aprimorar hábitos de higiene com o
próprio corpo e o ambiente escolar e conhecer aspectos básicos em relação à
saúde e à saúde coletiva.
- Utilizar a linguagem corporal e diferentes expressões
corporais e de movimento para produzir e comunicar idéias sobre a importância
do meio ambiente.
|
- Mutirão na escola (pátio) e nas
proximidades da escola para coletar o lixo atirado na rua e fazer a separação
correta do mesmo. (Atividade conjunta com a disciplina de Português);
- Construção de uma peça teatral com o seguinte tema: “O PLANETA
EM APUROS” (Atividade conjunta com as disciplinas: Português, Religião e
Artes);
|
|
LÍNGUA
PORTUGUESA
5ªS
A 8ªS
ANA
RITA
TATIANE
|
Ler, compreender e
interpretar textos sobre o meio ambiente, além de comprometer-se com a causa
através de ações que possam auxiliar na conscientização individual e do
grupo.
|
Jornal do meio ambiente
- 7ª e 8ª
Pesquisas em
jornais e revistas sobre o meio ambiente – 6ª
Produção de textos;
cartazes sobre conscientização – 6ª, 7ª e 8ª
Leitura e
interpretação da música Planeta Água - 6ª, 7ª e 8ª
Produção de uma
paródia sobre o meio ambiente- 7ª e 8ª
Leitura e
compreensão de textos informativos sobre separação e reciclagem de lixo,
aquecimento global, animais em extinção, sustentabilidade, entre outros - 6ª,
7ª e 8ª.
Cuidado
com o pátio e jardins da escola, através de práticas como limpeza e plantio
de árvores, verduras e flores - 6ª, 7ª e 8ª.
Fotografias de
comportamentos inadequados em relação ao meio ambiente - 7ª e 8ª
|
Todas
|
LINGUA
PORTUGUESA: TURMAS 61, 62, T4 (EJA)
JOSELENA
|
*Favorecer
a leitura de diferentes tipos de textos que abordem a temática Projeto Meio Ambiente;
*Estimular
questionamentos e comentários sobre os fatos apresentados nos textos lidos;
*Relacionar
os fatos apurados nos textos com as próprias atitudes cotidianas;
*Levantar
hipóteses para tentar justificar e encontrar soluções para os problemas
apresentados nos textos analisados
|
*Conversação
sobre o ‘ Projeto Meio Ambiente’ proposto pela escola;
*Leituras
silenciosas e orais comentadas de textos informativos, persuasivos e lúdicos;
*Exercícios
de compreensão e interpretação dos textos selecionados para estudo;
*Trabalho
em pequenos grupos para levantar hipóteses e achar soluções para os problemas
apresentados nos textos. Confeccionar painéis onde apareçam os registros dos
problemas identificados e das relações propostas pelo pequeno grupo;
*Em
grande grupo, socialização dos trabalhos realizados nos pequenos grupos;
*Participação nas atividades
coletivas promovidas pela escola: caminhadas, exposições, entrevistas.
|
Todas
|
HISTÓRIA
5ª
A 8ª
ARACI
|
Proporcionar momentos de reflexão,
interação e construção de conhecimentos, a fim de aprimorar a consciência e o
comportamento ecológico.
|
Povos
Indígenas: Águas, Matas, Terra, Lixo, Árvores em laterais de estradas.
AGUA:
como usavam para o banho dos índios;
MATAS:
como usavam para a sua sobrevivência;
TERRA:
como usavam para plantações e migrações de um local para outro;
LIXO:
Falar sobre o recolhimento do lixo pelos órgãos públicos;
O
perigo das árvores em laterais de estradas colocando em risco, em dia de
chuva, os veículos e a vida humana;
Em
morros, com residências próximas.
|
|
GEOGRAFIA
5ª
A 8ªS
GEMA
|
Reconhecer a
importância do trabalho humano na construção do espaço geográfico sem
prejudicar a natureza e o meio ambiente.
|
*Relatar os problemas que destroem o
meio ambiente
*Montagem de painel com todas as
turmas que sintetize mensagens expressivas sobre os problemas que destroem o
meio ambiente
|
Todas
|
LÍNGUA
INGLESA
5ªS
A 8ªS
MARILIA
E REGINA
|
*Estimular a leitura de diversos
tipos de textos que se referem ao assunto.
*Trabalhar a compreensão dos textos
dentro da realidade de cada um.
|
Leitura de textos diversos.
Confecção de cartazes.
Construção de pequenos textos e
diálogos.
|
Todas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário